Por Fran Huesa do Blog Respire e Case.
Segundo historiadores os egípcios (2.800 a.C) já usavam anel com diferentes materiais para simbolizar o casamento, e tinha como significado um círculo sem começo nem fim, representava a eternidade.
Depois de 2.000, acrescentaram o magnetismo recém-descoberto à simbologia egípcia.
Diziam que o terceiro dedo da mão esquerda possuía uma veia que levava diretamente ao coração (veia d’amore), e começaram a usar um anel com ferro imantado, pois se acreditava que os corações dos amantes permanecessem para sempre atraídos um pelo outro.
O anel de noivado entrou no ano 860 pelo papa Nicolau 1 (858-867) que obrigou uma afirmação pública a intenção dos noivos ‘’ A aliança passa da mão direita para a mão esquerda para representar a aproximação do compromisso definitivo. Do lado esquerdo, ela fica mais próxima do coração”
Na china o motivo do dedo anelar ser escolhido para colocar a aliança é no mínimo curiosa, eles acreditam que ao juntar uma mão a outra (como se fosse rezar) com os dedos retos e com os do meio dobrados pra dentro, fazendo-os ficarem grudados por dentro das suas mãos, nessa posição será possível separar todos os dedos, menos os anelares.
E hoje em dia existem bastantes tipos de aliança:
De ouro, de diamantes, de ouro branco, com pedras preciosas, rústicas, aquelas q vc mesmo faz…
E pode escrever dentro ou fora…
Pode colocar data do casamento, frases, palavras, desenhos e até digitais…
Confiram as inspirações:
Veja também:
Especial: Alianças e a indústria de Casamentos
